A Caverna

Esta é a caverna, quando a caverna nos é negada/Estas páginas são as paredes da antiga caverna de novo entre nós/A nova antiga caverna/Antiga na sua primordialidade/no seu sentido essencial/ali onde nossos antepassados sentavam a volta da fogueira/Aqui os que passam se encontram nos versos de outros/os meus versos são teus/os teus meus/os eus meus teus /aqui somos todos outros/e sendo outros não somos sós/sendo outros somos nós/somos irmandade/humanidade/vamos passando/lendo os outros em nós mesmos/e cada um que passa se deixa/essa vontade de não morrer/de seguir/de tocar/de comunicar/estamos sós entre nós mesmos/a palavra é a busca de sentido/busca pelo outro/busca do irmão/busca de algo além/quiçá um deus/a busca do amor/busca do nada e do tudo/qualquer busca que seja ou apenas o caminho/ o que podemos oferecer uns aos outros a não ser nosso eu mesmo esmo de si?/o que oferecer além do nosso não saber?/nossa solidão?/somos sós no silêncio, mas não na caverna/ cada um que passa pinta a parede desta caverna com seus símbolos/como as portas de um banheiro metafísico/este blog é metáfora da caverna de novo entre nós/uma porta de banheiro/onde cada outro/na sua solidão multidão/inscreve pedaços de alma na forma de qualquer coisa/versos/desenhos/fotos/arte/literatura/anti-literatura/desregramento/inventando/inversando reversamento mundo afora dentro de versos reversos solitários de si mesmos/fotografias da alma/deixem suas almas por aqui/ao fim destas frases terei morrido um pouco/mas como diria o poeta, ninguém é pai de um poema sem morrer antes

Jean Louis Battre, 2010

21 de outubro de 2013

Todxs contra o Leilão do pré-sal, contra a opressão & pela educação!


When: 22 de outubro de 2013 @ 17:00 - 22:00

Excluding: 23 de outubro de 2013

Where: Candelária - Praça Pio X - Centro Rio de Janeiro,20040-020 Brasil

.** ÀS 17:00H ** NO CENTRO, CANDELÁRIA.

** EVENTO UNIFICADO **

# CONTRA O LEILÃO

# CONTRA OPRESSÃO

# PELA EDUCAÇÃO

Nas jornadas de junho, a população brasileira tomou as ruas do Brasil para lutar contra o aumento das tarifas dos transportes públicos e por direitos sociais. O despertar de muitos, assustou os governantes. Essa luta segue firme com a greve dos profissionais da educação e a defesa da educação pública que vem arrastando milhares no Rio de Janeiro. E nessa segunda-feira, 21 de outubro, essa história terá mais um importante capítulo: barrar o criminoso leilão do pré-sal brasileiro.

A presidenta Dilma Rousseff contraria suas promessas de campanhas e promove a maior privatização do patrimônio público do país com a entrega do pré-sal para multinacionais estrangeiras. Nem os escândalos de espionagem dos EUA fizeram o Governo Federal recuar.

O leilão do campo de Libra acontecerá nesta segunda-feira (21), no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca. Os movimentos sociais farão uma manifestação em frente ao hotel na mesma data, a partir das 10h. O objetivo é barrar a privatização do pré-sal e exigir que todos os recursos do petróleo sejam destinados para educação, saúde, moradia, energias limpas. Não queremos apenas os 15% referentes aos royalties, queremos que todo o dinheiro do petróleo esteja à serviço do povo brasileiro.

O Sindipetro-RJ disponibilizará transporte saindo do Centro do Rio de Janeiro para facilitar o deslocamento dos manifestantes. Os ônibus sairão a partir das 7h da manhã da Av. República do Paraguai, que fica entre o edifício sede da Petrobrás, o BNDES e a Catedral do Rio de Janeiro.

Todo Petróleo Tem que Ser Nosso!

Em 1995, com a lei que quebrou o monopólio estatal e instituiu a privatização do petróleo brasileiro, FHC chamou o Exército para ocupar as refinarias e calar a voz dos petroleiros. Em 2013, Dilma Rousseff convoca as Forças Armadas para garantir o leilão de Libra. A Presidência da República se volta contra o povo e abdica da soberania nacional para garantir os interesses das grandes corporações empresariais. Leiloar Libra, o maior campo de petróleo do Brasil, uma riqueza estimada em 1,5 trilhão de dólares, é trair trabalhadores, estudantes, aposentados e jovens.

Brasileiras e brasileiros, no dia 21 de outubro, vamos manifestar nossa indignação. Vá para as ruas com a Bandeira do Brasil, vista-se de preto, coloque fitas pretas nos carros e panos pretos nas janelas, em sinal de luto pelo Brasil. Não ao leilão de Libra!

********************************************************

Diante da intransigência e da truculência dos governos do Estado e do munícipio em relação a legítima proposta feita pelos educadores sobre melhorias na educação, o povo do Rio deve voltar às ruas para protestar!

Nos encontraremos em frente à Candelária e partiremos para a Cinelândia, local onde a polícia massacrou os professores municipais do Rio.

Sobre datas: vamos fazer como Junho, uma manifestação puxando a outra, cada vez com mais gente, cada vez chamando mais amigos. Até, tal qual junho, conseguirmos o que queremos.

Esse ato é em apoio à luta dos profissionais de educação e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – SEPE. Eles são os protagonistas dessa luta e nos ajudarão a formular a pauta. Se você é contra a greve dos professores, não entende sua função na luta por uma educação de qualidade e não entende o direito dos professores de fazerem greve, talvez esse ato não seja para você.

Pauta da educação municipal:

1 – Pelo cancelamento imediato da votação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários votado no dia 1º de outubro, à portas fechadas e sem diálogo com a categoria.

2 – Pelo direito a manifestação dos profissionais de educação!

3 – Contra o Projeto meritocrático e neoliberal de Eduardo Paes para a educação.

4 – Por um Plano de Cargos discutido com a categoria e que represente TODOS os profissionais da educação.

Pauta da educação estadual:

1 – Plano de carreira para funcionários.

2 – Uma matrícula, uma escola – que cada professor se dedique a uma escola.

3 – Um terço da carga horária para planejamento de aulas.

4 – Gestão democrática com eleição direta para diretores.

5 – Fim dos exames meritocráticos(SAERJ)

Pautas gerais:

- Mais democracia, menos violência policial e pela liberdade de manifestação!

ATENÇÃO:

1 – São proibidas postagens ofensivas e racistas, machistas, homofóbicas ou preconceituosas.

2 – A passeata será democrática e será plenamente tolerada a presença de bandeiras de partidos e causas que apoiem a luta dos professores. Da mesma forma, serão permitidas as máscaras, qualquer tipo de vestimenta e cartaz.

3 – Isso aqui não é ponto de venda. Qualquer comentário para divulgar página comercial ou evento comercial, será apagado.

4 – Toleraremos qualquer discurso, menos a intolerância. Assim, postagens que desrespeitarem essas questões, serão apagadas. Aqui é para lutar por mais direitos e pela educação e não por mais repressão.

Pra quem não sabe o que está acontecendo em um BREVE HISTÓRICO:

A prefeitura diz que é democrática e preza o diálogo, mas optou pelo confronto com os profissionais da educação.

1- Durante mais de quatro ano o prefeito e a secretária de educação se recusaram a receber os profissionais da educação em audiência;

2- Somente após a greve o prefeito e a secretária aceitaram receber o SEPE;

3- Os profissionais da educação aceitam suspender a greve em negociações que incluíam o envio para a Câmara Municipal de um plano de carreira a ser construído junto com o SEPE e que garantisse paridade, progressão por tempo de serviço, progressão por formação e carreira unificada de profissional da educação;

4- A prefeitura envia mensagem à Câmara sem conversar com o sindicato e sem cumprir as premissas combinadas;

5- Os profissionais da educação retomam a greve, exigem a retirada do plano e apresentam uma proposta alternativa;

6- A prefeitura se recusa a retirar o plano e passa a negociar emendas com a base aliada, sem convocar a oposição e se recusando a ouvir o sindicato;

7- Os profissionais da educação ocupam a Câmara Municipal exigindo a retirada do plano e a reabertura de negociações;

8- O governo usa e abusa da violência policial para retirar os manifestantes e aprovou o plano ontem em meio a toda inconstitucionalidade e massacre observados.

9- O final desta história depende do povo da cidade do Rio de Janeiro.

PARA INFORMAÇÃO

Seguem os links dos Planos de Carreira em discussão:

Plano elaborado pela prefeitura (e rechaçado pelos profissionais da Educação) http://www.seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim326.pdf

Plano proposto pelo SEPE – http://www.seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim327.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário