A Caverna

Esta é a caverna, quando a caverna nos é negada/Estas páginas são as paredes da antiga caverna de novo entre nós/A nova antiga caverna/Antiga na sua primordialidade/no seu sentido essencial/ali onde nossos antepassados sentavam a volta da fogueira/Aqui os que passam se encontram nos versos de outros/os meus versos são teus/os teus meus/os eus meus teus /aqui somos todos outros/e sendo outros não somos sós/sendo outros somos nós/somos irmandade/humanidade/vamos passando/lendo os outros em nós mesmos/e cada um que passa se deixa/essa vontade de não morrer/de seguir/de tocar/de comunicar/estamos sós entre nós mesmos/a palavra é a busca de sentido/busca pelo outro/busca do irmão/busca de algo além/quiçá um deus/a busca do amor/busca do nada e do tudo/qualquer busca que seja ou apenas o caminho/ o que podemos oferecer uns aos outros a não ser nosso eu mesmo esmo de si?/o que oferecer além do nosso não saber?/nossa solidão?/somos sós no silêncio, mas não na caverna/ cada um que passa pinta a parede desta caverna com seus símbolos/como as portas de um banheiro metafísico/este blog é metáfora da caverna de novo entre nós/uma porta de banheiro/onde cada outro/na sua solidão multidão/inscreve pedaços de alma na forma de qualquer coisa/versos/desenhos/fotos/arte/literatura/anti-literatura/desregramento/inventando/inversando reversamento mundo afora dentro de versos reversos solitários de si mesmos/fotografias da alma/deixem suas almas por aqui/ao fim destas frases terei morrido um pouco/mas como diria o poeta, ninguém é pai de um poema sem morrer antes

Jean Louis Battre, 2010

15 de abril de 2013

Polícia londrina ameaça prender quem protestar contra Thatcher em funeral



"Thatcher se foi. Agora, vamos enterrar o 'thatcherismo', diz cartaz em manifestação londrina"

Coordenadora do cortejo afirma que manifestantes contrários à 'Dama de Ferro' não poderão 'perturbar' convidados do Opera Mundi

Uma das chefes de segurança responsável pela organização do funeral da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher advertiu neste domingo (14/04) que a polícia terá autoridade para efetivar prisões caso algum manifestante contrário à dama de ferro “perturbe ou provoque” os convidados ao evento, que está marcado para começar às 11h locais desta quarta-feira (17/04).

A comandante Christine Jones, que coordenou o casamento do Príncipe William com Kate Middleton, afirmou que os oficiais estarão respaldados pelo controverso artigo 5 do Ato da Ordem Pública, que os autoriza a intervir em caso de manifestações não-violentas causem “assédio, alarme ou angústia” às pessoas que seguirão o cortejo de sua residência até a Catedral de Saint Paul.

Aproximadamente três mil pessoas entraram a um evento que promete fazer uma festa animada em frente à catedral. Outro grupo de torcedores do Liverpool, a quem a premiê responsabilizou na década de 1980 pela tragédia no estádio de Hillsborough também “homenageou” a ex-premiê com uma série de cânticos, como “Não nos importávemaos quando você mentiu, não nos importamos que você morreu”.

Neste sábado, outras 3 mil pessoas se reuniram na Trafalgar Square para celebrar a morte de Thatcher, sem maiores ocorrências: apenas cinco pessoas foram presas por um contingente policial de 1.700 homens.

O envolvimento das Forças Armadas no funeral aumenta cada vez mais, e contará com participantes da Guerra das Malvias, vencida contra a Argentina em 1983. O custo público, inicialmente calculado em 8 milhões de libras esterlinas (24,2 milhões de reais), deve chegar agora a 10 milhões de libras (ou ), o que provocou protestos no Partido Trabalhista, que “considera um valor muito alto para tempos de austeridade”, segundo a revista Observer.

Os filhos

A filha da ex-primeira-ministra, Carol Thatcher, por sua vez, quebrou o silencio e se manifestou sobre a morte de sua mãe. Vestida de preto, a ex-jornalista posou para fotos ao lado de seu irmão, Mark, ela disse que “se sente como qualquer outra que tenha perdido um parente. É um momento incrivelmente triste e ao mesmo tempo provocador em minha vida. Minha mãe me disse uma vez: ‘Carols, acho que meu lugar na história está garantido’. Os incríveis tributos nessa semana, as maravilhosas palavras do presidente (dos EUA, Barack) Obama e outros de seus colegas que trabalharam ao seu lado provam que ela está certa”, afirmou.

E agradeceu aos que lhe deram palavras de apoio, mas “mesmo assim está será uma semana dura, mesmo para a filha da ‘Dama de Ferro’”.

Já o filho de Thatcher, Mark, condenado por envolvimento em ume escândalo de tráfico de armas para promover um golpe de Estado na Guiné Equatorial em 2004, terá um papel secundário no evento.

Do Opera Mundi

Outras notícias de Mark Thatcher
Mark Thatcher acusado de se beneficiar de acordo de venda de armas entre Margaret Thatcher e Arabia Saudita

Forte esquema de segurança de Mark Thatcher foi pago com dinheiro do governo britânico, Margaret Thatcher teria facorecido empresas que empregavam seu filho como consultor

Nenhum comentário:

Postar um comentário