A Caverna

Esta é a caverna, quando a caverna nos é negada/Estas páginas são as paredes da antiga caverna de novo entre nós/A nova antiga caverna/Antiga na sua primordialidade/no seu sentido essencial/ali onde nossos antepassados sentavam a volta da fogueira/Aqui os que passam se encontram nos versos de outros/os meus versos são teus/os teus meus/os eus meus teus /aqui somos todos outros/e sendo outros não somos sós/sendo outros somos nós/somos irmandade/humanidade/vamos passando/lendo os outros em nós mesmos/e cada um que passa se deixa/essa vontade de não morrer/de seguir/de tocar/de comunicar/estamos sós entre nós mesmos/a palavra é a busca de sentido/busca pelo outro/busca do irmão/busca de algo além/quiçá um deus/a busca do amor/busca do nada e do tudo/qualquer busca que seja ou apenas o caminho/ o que podemos oferecer uns aos outros a não ser nosso eu mesmo esmo de si?/o que oferecer além do nosso não saber?/nossa solidão?/somos sós no silêncio, mas não na caverna/ cada um que passa pinta a parede desta caverna com seus símbolos/como as portas de um banheiro metafísico/este blog é metáfora da caverna de novo entre nós/uma porta de banheiro/onde cada outro/na sua solidão multidão/inscreve pedaços de alma na forma de qualquer coisa/versos/desenhos/fotos/arte/literatura/anti-literatura/desregramento/inventando/inversando reversamento mundo afora dentro de versos reversos solitários de si mesmos/fotografias da alma/deixem suas almas por aqui/ao fim destas frases terei morrido um pouco/mas como diria o poeta, ninguém é pai de um poema sem morrer antes

Jean Louis Battre, 2010

11 de fevereiro de 2011

Fire Drill

O Bank of East Asia é um dos principais bancos independentes operando em Hong Kong. A sede do Banco naquela região funciona em um luxuoso prédio de escritórios localizado no distrito central de Hong Kong, Des Voeux Road, número 10.

O moderno edifício conta com sofisticados equipamentos de prevenção e combates a incêndios, e um rigorosíssimo programa de gestão de riscos, elaborado em estrita consonância com os preceitos da norma ISO/FDIS 19706. Anualmente as equipes de segurança ocupacional realizam exercícios de simulação de incêndios, conforme prevê a norma internacionais, capacitando as equipes de trabalhadores a evacuar o prédio em segurança. Algumas dessas simulações são realizadas às escuras, para verificar o comportamento das pessoas no caso de ocorrência de um incêndio que danifique o sistema de iluminação interno. Nesses exercícios verifica-se a capacidade das pessoas de se manterem calmas, obedecerem as instruções pré-estabelecidas, e encontrarem as saídas de emergência, mesmo na ausência de luz.

No dia 29 de junho de 2008, por sugestão de uma equipe de consultores da PricewaterhouseCoopers, que preparava a administração do edifício para sua auditoria anual de certificação, foi realizada uma simulação não-agendada. A energia do edifício foi subitamente cortada e os colaboradores foram orientados a desocupar o edifício pelas escadas de emergência. Ao final da simulação, o batalhão de bombeiros que acompanhava o exercício notou a falta de 18 colaboradores no grupo de pessoas que se aglomerava próximo à saída de emergência do edifício. Então, uma equipe de agentes de segurança foi enviada para o interior do prédio, para realizar uma busca dos funcionários faltantes. Boa parte do grupo, 17 pessoas, foi encontrada nas escadas entre o 115º e o 116º andares. Aparentemente esses indivíduos estavam convencidos de que o incêndio não era uma simulação e tomaram por certo que não haveria escapatória possível. Assim, para a surpresa dos bombeiros, todas as dezessete pessoas estavam penduradas nos degraus ou agarradas nos corrimões, totalmente envolvidas em uma explosão coletiva de deleite sexual mútuo. O décimo - oitavo desaparecido, um estagiário, foi encontrado na cobertura, no escritório principal, tentando atear fogo na cadeira do presidente.

Esse incidente foi parcamente divulgado pela imprensa. Algumas informações puderam ser colhidas em entrevistas com informantes indiretamente envolvidos com o evento. Uma breve nota oficial do BEA foi publicada alguns dias depois, mas também não teve grande circulação.

Retirado de O Caderno de Apontamento Etnográficos
Dr. Hans Doolittle






Nenhum comentário:

Postar um comentário